Sobre o Produto
A placa solar monocristalina Bifacial de 605W TSUN gera corrente de 15,01A (Imp) e tensão de 37.76V (Vmp). Com ganho bifacial de até 20%, pode alcançar 726W. Conta com a qualidade da Tsun e perda de potência (degradação) até 50% menor. É ideal para instalação no solo em fazenda solar e possui garantia de 12 anos contra defeitos de fábrica.
Diferenciais do painel solar C2384 L1134
Painel Solar TSUN de 605W Bifacial, que pode produzir até 726W (20% extra), modelo muito utilizado pelos profissionais para instalações em fazendas solares e sobre o chão, inclusive em sistemas com trackers |
Conta com a alta qualidade e confiabilidade da TSUN Power, líder na fabricação de painéis solares de alta eficiência, com tecnologia avançada e certificações globais; |
Possui elevada eficiência de 22,4%, obtida a partir da combinação de várias tecnologias: células monocristalinas Half-Cell com as tecnologias N-type e Multi Busbar; |
Tem melhor custo-benefício, porque produz mais energia ao longo de sua vida útil. A degradação das células chega a ser até 50% menor (perda de potência), devido a união das tecnologias anti-LeTID e anti-PID. |
Compatível com controlador de carga MPPT para carregar baterias com corrente mínima de 40A (24V) ou 60A (12V). |
Possui corrente de 15,01A (Imp) para instalações em telhado com alta compatibilidade para uso com micro inversor e inversor. |
Por ser um módulo bifacial, uma das características mais impressionantes do Painel de 605W TSUN é a sua capacidade de oferecer um ganho extra significativo na produção de energia solar, chegando a alcançar até 726W (20% extra) de energia quando aplicado em fazendas solares, sistemas de bombeamento solar de água e demais aplicações em locais remotos para carregar baterias. A tecnologia bifacial captura a radiação solar refletida pelo solo (albedo) pois acontece pelas duas faces do painel.
O Painel Solar 605W Bifacial TSUN possui elevada eficiência de 22,4%, obtida a partir da combinação de várias tecnologias: células monocristalinas Half-Cell com as tecnologias N-type e Multi Bulsbar. Inclusive, possui excelente captação da luz solar em momentos de baixa radiação ou presença de sombras, como tempo nublado, neblina, amanhecer e anoitecer.
Graças às tecnologias avançadas anti-LeTID e anti-PID, a degradação de energia é incrivelmente baixa, ou seja, a perda de potência nesse painel pode ser até 50% menor em comparação a outros modelos.
Na prática, a placa TSUN tem custo-benefício incrível, porque segue produzindo mais energia por muito mais tempo, com um valor de aquisição similar a modelos inferiores. Por isso, é o tipo de painel solar preferido de investidores e profissionais instaladores de energia solar.
Em instalações em locais remotos para carregar baterias, o painel TSUN 605W pode ser usado com controlador de carga MPPT com corrente mínima de 40A (24V) ou 60A (12V).
Em regiões com fornecimento de energia pela distribuidora para aplicação On-grid (redução dos gastos na conta de luz) em telhado, o painel TSUN pode ser utilizado junto com uso com micro inversor e inversor monofásico (220V/127V). Já em instalações sob o solo, costuma ser utilizado com inversor trifásico (220V/380V).
O painel TSUN é indicado para uso em todo o Brasil. Possui estrutura reforçada em alumínio anodizado, que aumenta a proteção contra à ferrugem e a maresia das áreas litorâneas, possui vidro temperado de 2mm, resistente ao granizo e possui resistência a cargas de vento de até 273Km/h (2400Pa) - suportando os ventos médios de todas as regiões do Brasil, inclusive os fortes ventos da região sul.
Opera em temperaturas de -40°C a +85°C, podendo ser utilizado em todas regiões do Brasil, inclusive no nordeste e em locais com calor extremo.
A placa TSUN possui alta compatibilidade para conexão em série em instalações com outros módulos da mesma linha (perdas mínimas): 595W, 600W, 610W e 615W. Também é altamente compatível (perdas aceitáveis) para ligação em série em arranjos com placas TSUN de outras linhas e também de outras marcas que tenham tensão similar a 40V (Imp), como paíneis bifaciais da Trina, Jinko, JA Solar Risen, Era Solar, Canadian, Renesola, RenePV e Resun.
Sobre a marca
Com uma moderna fábrica que abrange mais de 90.000m², a TSUN Power destaca-se como fabricante líder de painéis solares de alta eficiência, comprometida em fornecer energia limpa e sustentável para o mundo. Atualmente, possui apacidade de produção de 5GW por ano, utilizando maquinário de alta tecnologia especializado na fabricação de módulos fotovoltaicos de 166mm, 182mm e 210mm.
Produtos reconhecidos internacionalmente e que possuem certificações de qualidade, incluindo TUV, CE, CEC, FIDE, INMETRO, entre outras.
Especificações Técnicas
Especificações Elétricas
Potência máxima (Pmax): 605W
Tensão em potência máxima (Vmp): 40.31V
Corrente em potência máxima (Imp): 15.01A
Tensão de circuito aberto (Voc): 48.48V
Corrente de curto-circuito (Isc): 15.90A
Eficiência do módulo: 22.4%
Faixa de temperatura de operação: -40°C a +85°C
Tensão máxima do sistema: 1500VDC (IEC)
Fusível máximo em série: 35A
Características Mecânicas
Dimensões: 2384 × 1134 × 30mm
Peso: 32.4 kg
Material das células: Monocristalino Tipo N
Número de células: 132 (6×22)
Vidro frontal: 2.0mm com revestimento anti-reflexo
Vidro traseiro: 2.0mm reforçado termicamente
Grau de proteção: IP68
Cabos: TUV 1×4.0mm² (+400mm / -200mm, personalizável)
Usos mais comuns
Usos mais comuns em sistema Off-Grid:
Sistemas isolados da rede elétrica convencional (Off-Grid) para carregamento de bancos de baterias (requer controlador de carga com tecnologia MPPT);
- Aplicações de mobilidade em veículos e embarcações, como motorhomes, caminhões, food trucks, trailers, barcos e lanchas.
Usos mais comuns em sistema Grid-Tie:
Microgeração solar de energia em sistemas residenciais e condominiais conectados à rede pública (Grid-Tie) para redução do consumo de energia elétrica da concessionária;
- Sistemas de geração híbridos com baterias para evitar a taxação da energia enviada para a rede pública. Neste caso, a geração que excede o consumo imediato pode ser armazenada em bancos de baterias e utilizada posteriormente (requer inversor específico para utilização);
- Sistema híbrido com backup na bateria (Nobreak Solar) conectado à rede pública, podendo armazenar a energia gerada em excesso para o banco de baterias e manter uma reserva para momentos críticos (requer inversor específico para utilização).
Itens Inclusos
Download
Perguntas Frequentes
1. Quantos kWh gera um painel solar bifacial de 605W?
Esta placa solar de 605W da Tsun tem produção diária de até 3025W e mensal de 90,75kWh, considerando 5 horas de sol (média do Brasil). Em condições ideais em solo com capacidade reflexiva, pode chegar até 3630W por dia com 10% de ganho de potência bifacial.
2. Posso conectar uma nova placa solar de potência diferente no sistema fotovoltaico que já possuo?
Sim, é possível, mas não é recomendável. O arranjo fotovoltaico produz mais energia com placas solares da mesma marca e potência.
Para aumentar a potência do sistema com placas diferentes, recomendamos que elas sejam da mesma marca e família. Caso sejam marcas diferentes, recomendamos que tenham a mesma potência e tensão similar (Vmp). Em caso de painéis com potências diferentes, indicamos que tenham tensão (Vmp) igual ou superior.
3. Como é feita a instalação do módulo solar fotovoltaico?
O painel deve ser instalado em um local ensolarado e sem sombras, orientado para a direção norte, com inclinação de acordo com a tabela disponível no anúncio, devendo ser mantido coberto durante a sua instalação para evitar a geração de corrente elétrica. A fixação deve ser feita em suportes ou perfis resistentes à corrosão, ao sol e a ventos fortes e tempestades. Lembre-se que o painel poderá ficar lá por mais de 40 anos. O painel fotovoltaico já vem com furos para fixação, por isso, não é recomendado fazer novos. Isto causa a perda da garantia e enfraquece sua estrutura.
É recomendado e de fundamental importância, que você garanta um espaço, de no mínimo 15 centímetros, entre o módulo e a superfície em que ele está fixado para reduzir a temperatura e evitar a condensação de água na parte traseira. Certifique-se que a polaridade está correta e utilize a fiação mais curta possível. Verifique anualmente o painel, a fiação, a estrutura e os acessórios. A chuva e o vento naturalmente limpam o painel solar, entretanto, caso seja necessário limpar o painel, utilize somente água e uma esponja macia, sem detergentes.
4. O que preciso para projetar um sistema Off-Grid?
Faça uma relação de todos os equipamentos e eletrodomésticos que você deseja utilizar, com suas respectivas potências de consumo em Watts, e o tempo de utilização diária em horas. Por exemplo: Uma residência que deseja suprir 5 lâmpadas de 8W, ligadas durante 6 horas por dia: uma televisão de 100W, ligada durante 7 horas por dia e uma geladeira de 120W, ligada durante 12 horas por dia.
Observação: Não considere nesta relação chuveiro elétrico, forno elétrico, freezers de grande porte ou outros aparelhos de alto consumo já que estes normalmente inviabilizam a utilização de sistemas fotovoltaicos. Para o aquecimento de água, recomendamos a utilização de aquecedores solares. Em seguida, dimensione aqui o seu sistema Off-Grid ou entre em contato por telefone para receber atendimento técnico comercial especializado.
5. O que preciso para montar um sistema On-Grid?
Para solicitar um orçamento On-Grid, basta ter em mãos a sua conta de energia para verificar os seguintes dados: seu consumo mensal, a bandeira e o tipo de rede. Com essas informações em mãos, basta acessar nosso simulador solar e preencher os dados solicitados.
Acessórios Recomendados
Veja a lista de equipamentos mais adequados para usar com este produto.
O controlador de carga realiza o controle de carga e descarga dos bancos de baterias, impedindo a descarga total ou recebimento de cargas excessivas. Colaborando com a vida útil das baterias.
Visitar a sessão de Controladores de CargaTensão do banco de baterias | Quantidade de paineis | Controladores recomendados |
12V | 1 painel de 605W | 1 controlador MPPT 60A |
2 paíneis de 605W | 2 controladores MPPT 60A | |
4 paíneis de 605W | 4 controladores MPPT 60A | |
6 paíneis de 605W | 6 controladores MPPT 60A | |
24V | 1 painel de 605W | 1 controlador MPPT 30A |
2 paíneis de 605W | 1 controlador MPPT 60A | |
4 paíneis de 605W | 2 controladores MPPT 60A | |
6 paíneis de 605W | 3 controladores MPPT 60A |
A bateria estacionária armazena a energia captada/gerada pelo painel solar. Quando não há radiação solar, as baterias funcionam como o pulmão do sistema, mantendo os equipamentos ativos.
Visite a sessão de baterias solares..Tensão do banco de baterias | Quantidade de paineis | Baterias indicadas |
12V | 1 painel de 605W | 3 baterias de 234Ah |
2 paineis de 605W | 6 baterias de 234Ah | |
24V | 1 painel de 605W | 4 baterias de 234Ah |
2 paineis de 605W | 6 baterias de 234Ah | |
48V | 1 painel de 605W | 4 baterias de 234Ah |
2 paineis de 605W | 8 baterias de 234Ah |
| Bateria de 50Ah | Bateria de 70Ah | Bateria de 100Ah | Bateria de 150Ah | Bateria de 220Ah |
1 painel de 605W | Até 2h de sol | Até 2h de sol | Até 3h de sol | Até 4h de sol | Até 5h de sol |
2 paineis de 605W | Não indicado | Não indicado | Até 2h de sol | Até 2h de sol | Até 3h de sol |
4 paineis de 605W | Não indicado | Não indicado | Não indicado | Não indicado | Até 2h de sol |
6 paineis de 605W | Não indicado | Não indicado | Não indicado | Não indicado | Não indicado |
*Recomendações obtidas com uso de controladores de carga com tecnologia MPPT.
Inversor carregador atua como um 2 em 1, controlando a carga/descarga das baterias e convertendo a energia das baterias em 127V ou 220V. Tudo isso com uma instalação simplificada e vários recursos programáveis. Veja os modelos de Inversores Carregadores.
Inversor para conexão à rede elétrica será necessário quando o módulo for utilizado em um sistema Grid-Tie, On-Grid, Microgeração ou Minigeração distribuída. Conheça os Inversores On-Grid.
O inversor carregador atua como um 2 em 1, controlando a carga/descarga das baterias e convertendo a energia das baterias em 127V ou 220V. Tudo isso com uma instalação simplificada e vários recursos programáveis.
Visitar a sessão de Inversores Carregadores.O inversor de tensão converte a energia das baterias para corrente alternada aea utilizar em aparelhos 127V ou 220V.
Visitar a sessão de Inversores de tensão Off-Grid.será necessário quando o módulo for utilizado em um sistema Grid-Tie, On-Grid, Microgeração ou Minigeração distribuída.
Visitar a sessão Inversores On-Grid.Gera eletricidade para consumo imediato e injeta o excedente na rede da concessionária, proporcionando redução na conta de luz.
Visitar a sessão de Microinversor On-Grid.Modelo do microinversor | Quantidade de paineis |
600W de potência e 2 MPPTs | Não indicado |
800W de potência e 2 MPPTs | 1 a 2 paineis |
1000W de potência e 2 MPPTs | Não indicado |
1000W de potência e 4 MPPTs | 1 a 4 paineis |
1600W de potência e 4 MPPTs | 1 a 4 paineis |
2000W de potência e 4 MPPTs | Não indicado |
3000W de potência e 8 MPPTs | 2, 4 6 ou 8 paineis |
Os cabos são necessários para fazer a ligação dos painéis solares com o inversor e quadro elétrico de forma segura.
Confira a sessão de cabos elétricos.São acessórios necessários para conexão entre equipamentos ou para isolar um terminal elétrico.
Conheça os conectores e terminais.Garantia
O Painel Solar da TSUN tem 12 anos de garantia de fábrica contra defeitos funcionais.
Conte com o chamado da Minha Casa Solar para orientações de instalação e configuração.