Sobre o Produto
O Inversor Solar Híbrido Monofásico Livoltek 220V, é capaz de gerar 5000W para uso contínuo e até 7500W de pico, também permite paralelismo para aumento da potência (necessário compra de um kit adicional). É ideal para residências e empresas com queda frequente de energia (backup) que também desejam reduzir gastos na conta de luz, para eletrificação rural e sistemas Grid Zero.
O inversor híbrido é uma solução versátil e inteligente que combina duas funcionalidades em um único equipamento: opera como um inversor On-Grid, conectado à rede elétrica, permitindo a injeção de energia excedente na rede pública e a geração de créditos energéticos; também funciona como um sistema Off-Grid, totalmente independente, com suporte às baterias.
Essa funcionalidade garante flexibilidade e eficiência, pois, mesmo quando a rede elétrica pública estiver disponível, o inversor continua sendo útil, permitindo a transição para o modo On-Grid sem perder sua funcionalidade.
O Hyper 5000 conta com o recurso de controle de energia injetada, uma funcionalidade avançada que permite ao inversor gerenciar com precisão a quantidade de energia excedente gerada pelos paineis solares e enviada de volta para a rede elétrica. Esse controle inteligente evita desperdícios e garante que o sistema opere de forma otimizada, ajustando a injeção de energia conforme a demanda da rede e as necessidades do usuário. Além de contribuir para a estabilidade da rede elétrica, essa tecnologia maximiza a eficiência do sistema fotovoltaico.
Por ser um inversor híbrido, este aparelho garante disponibilidade de energia 24 horas por dia, sendo ideal para aplicações críticas, como sistemas de telecomunicações, segurança e resfriamento, ao integrar quatro fontes de energia: módulos solares, rede elétrica pública e bancos de baterias estacionárias.
Além de assegurar autonomia energética, o equipamento permite significativa economia na conta de luz, armazenando energia solar ou da rede durante períodos de tarifa mais baixa (fora de ponta) para utilização nos horários de ponta, quando a tarifa é mais elevada.
Este inversor híbrido é equipado com diversas proteções, incluindo sobretensão, subtensão, sobrecorrente, curto-circuito e sobretemperatura, garantindo a segurança e a integridade do sistema.
O inversor Livoltek Hyper 5000 possui 02 MPPTs (Maximum Power Point Trackers), permitindo o carregamento eficiente das baterias a partir da energia solar. Além disso, ele também suporta o carregamento das baterias de lítio ou chumbo-ácido Livoltek, via rede elétrica ou gerador, oferecendo flexibilidade no gerenciamento de energia. Também oferece monitoramento local e remoto 24/7. A comunicação pode ser realizada via RS485, Wi-Fi e Bluetooth. Para o monitoramento, é utilizado o aplicativo "My Livoltek" e a plataforma web "Livoltek Portal".
Função Grid Zero (Exportação zero para a rede) com garantia de disponibilidade de energia
Nesta configuração, o inversor híbrido Livoltek irá enviar energia para o circuito principal e de backup. Se a quantidade de energia produzida pelos módulos solares é armazenada nas baterias, o inversor irá recorrer à rede elétrica pública para complementar.
Por outro lado, caso a energia produzida pelos módulos for maior que o consumo elétrico dos circuitos, o inversor irá reduzir a potência da saída para evitar que seja injetada energia elétrica na rede pública. Neste caso, o sensor de corrente (TC) externo (fornecido separadamente) deve ser instalado no circuito de entrada da rede pública (padrão) para monitorar o fluxo da energia e impedir a injeção de eletricidade. Essa é uma solução Grid Zero ideal para quem deseja evitar a geração de créditos e sua taxação.
Embora não exista legislação específica que torne obrigatória a homologação em sistemas conectados à rede com função Grid Zero, é recomendado por segurança que sejam respeitados os requisitos para sua homologação junto à concessionária.
Função Nobreak Solar (Backup com energia solar)
Nesta configuração, o inversor Livoltek irá fornecer energia apenas para o circuito de backup e não irá enviar energia para a rede pública. O sensor de corrente (TC) interno 9 (fornecido separadamente) identifica a energia voltando para a rede e automaticamente, reduz a potência do inversor para distribuir energia apenas para as cargas no circuito de backup e para carregar as baterias.
Desta maneira, o inversor não irá permitir a economia na conta de energia das cargas do circuito elétrico principal, apenas das cargas conectadas no circuito de backup. É uma configuração ideal para quem deseja utilizar o inversor prioritariamente para a função de backup com energia solar. As principais vantagens do backup solar (Nobreak com energia solar) são:
1. Redução da conta de energia no circuito de backup que será alimentado pelos módulos solares;
2. Garantia de disponibilidade de energia em caso de “apagão”;
3. Aumento da autonomia do banco de baterias com a energia produzida pelos paineis solares, sempre que os “apagões” ocorrem durante o dia.
Terminais de Conexões
- O inversor Hyper 5000 está equipado com diversos terminais de conexão para facilitar a integração no sistema elétrico.Veja abaixo:
- Conexão de aterramento externo: Para garantir a segurança elétrica do sistema.
- Conexão à rede elétrica (Grid): Permite a interface direta com a rede de distribuição de energia.
- Conexão para cargas EPS (Emergency Power Supply): Destinada ao fornecimento de energia para cargas críticas em caso de falha da rede.
- Conexão para paineis fotovoltaicos (PV): Entrada dedicada para a conexão dos módulos solares.
- Conexão para baterias: Interface para o armazenamento de energia em sistemas de baterias compatíveis.
- Conexões de comunicação: Incluem interfaces para Wi-Fi, 4G (opcional), DRM e terminais Multi COM, permitindo monitoramento e controle avançados do sistema.
Dados Técnicos
Entrada CC
Potência Máxima de Entrada: 7.500Wp
Tensão Máxima de Entrada: 600V
Tensão Nominal de Entrada: 360V
Faixa de Operação MPPT: 125V ~ 550V
Número de MPPTs / Strings por MPPT: 2 / 1
Corrente Máxima de Entrada: 14A por MPPT
Corrente Máxima de Curto-Circuito: 17,5A
Saída CA (On-Grid)
Potência Nominal CA: 5.000W
Potência Aparente Máxima de Saída: 5.500VA
Tensão Nominal CA: 220V / 230V / 240V
Faixa de Tensão CA: 186V ~ 290V
Frequência da Rede CA: 50Hz / 60Hz ±5Hz
Corrente Máxima CA: 23,9A
Fator de Potência: Ajustável de 0,8 capacitivo a 0,8 indutivo
Distorção Harmônica Total (THDi): <3%
Saída EPS (Off-Grid)
Potência Nominal: 5.000W
Potência de Pico: 1,1x Pnom (60s) / 1,5x Pnom (1s)
Tensão Nominal de Saída: 220V / 230V
Frequência Nominal: 50Hz / 60Hz
Corrente Nominal de Saída: 21,7A
THDv (Carga Linear): <3%
Eficiência
Eficiência Máxima: 97,6%
Eficiência Europeia: 97,1%
Informações Gerais
Dimensões (L x A x P): 415 x 625 x 155 mm
Peso: 33 kg
Grau de Proteção: IP65
Resfriamento: Convecção Natural
Temperatura de Operação: -25°C ~ +60°C (redução de potência acima de 45°C)
Altitude Máxima: 2.000m
Nível de Ruído: <25dB
Umidade Relativa: 0 ~ 100%, sem condensação
Display: LED & APP
Usos mais comuns
Usos mais comuns em sistemas Grid-Tie:
Instalação em sistema solar conectado à rede para inserir a energia excedente dos paineis na rede elétrica, proporcionando créditos com a concessionária da região. Além disso, as baterias que podem ser conectadas ao inversor Livoltek permite backup de energia em caso de apagões e interrupções de fornecimento da rede pública (Nobreak solar);
Utilização em sistema conectado à rede pública, mas sem realizar o envio da energia excedente porque a armazena no banco de baterias para uso posterior. Isso a geração de créditos na distribuidora e taxação da energia em consequência (Efeito Grid Zero - requer um TC externo).
Importante! Esse inversor híbrido está preparado para atender a atual legislação que permitirá injetar energia em horário de ponta e receber créditos proporcionais por isso.
Usos mais comuns em sistemas Off-Grid:
Aplicação em regiões isoladas em sistema com uso de baterias estacionárias em residências, indústrias, chácaras, fazendas e empreendimentos;
Instalação isolada como gerador de energia móvel em veículos e embarcações, como motorhome, food truck, trailer, lancha e veleiro. Isso proporciona autonomia energética, onde estiver;
Instalação em áreas remotas conectadas com baterias e gerador a diesel ou gasolina. Indicado para situações críticas que requerem garantia de disponibilidade de energia em fazendas, fábricas, sistemas de telecomunicações e de segurança.
Importante! Com o inversor híbrido da Livoltek, é possível atualizar o projeto Off-Grid para um sistema híbrido On-Grid sem necessidade de troca do equipamento, quando a rede elétrica pública chegar à região.
Itens Inclusos
01 Inversor Solar Híbrido 5kW 220V Monofásico 2MPPT Com WiFi Livoltek
02 MPPTs (Maximum Power Point Trackers)
01 Datalogger
01 Manual de instrução
01 Conector EPS
02 Conector RJ blindado
01 Conector de Comunicação
01 Cabo-tronco/01 Chave Alen
01 Cabo transformador de corrente
01 Conector da bateria
01 Sensor de temperatura
02 Pares de conectores MC4
Parafusos para base
Borne para aterramento
01 Parafuso de aterramento
Download
Perguntas Frequentes
1. Qual a função do inversor híbrido?
O papel do inversor híbrido é conectar-se à rede como um inversor tradicional e, ao mesmo tempo, carregar um banco de baterias. Esse recurso permite que o equipamento seja utilizado de várias maneiras diferentes, como:
On-Grid com backup de energia em caso de apagão;
On-Grid sem gerar créditos de energia (Efeito Grid Zero - requer um TC externo);
On-Grid com garantia de disponibilidade de energia (4 fontes: solar, baterias, rede pública e gerador a diesel/gasolina)
Off-Grid puro para regiões isoladas;
Off-Grid com garantia de disponibilidade de energia (3 fontes: solar, baterias e gerador a diesel/gasolina).
2. Quais as vantagens e desvantagens do inversor híbrido?
Antes de considerar as vantagens e desvantagens do inversor híbrido, é preciso avaliar o tipo de aplicação e instalação que você deseja. O inversor híbrido oferece vantagens, como:
- Possibilitar a armazenagem de energia em banco de baterias para evitar taxação dos créditos de energia;
- Viabiliza uso de sistema Grid Zero que não enviam créditos para a rede da concessionária, armazenando a energia excedente em baterias para consumo posterior. No caso, requer um Transformador de Corrente (TC) externo;
- Alternativa de produzir energia com gerador a diesel/gasolina em situações críticas que demandam disponibilidade de energia por permitir uso de 4 fontes de energia;
- Atende a legislação que permitirá injetar energia em horário de ponta e receber créditos mais altos por isso.
Já as desvantagens do inversor híbrido são:
- É mais caro do que um inversor tradicional porque possui eletrônica capaz de suportar sistema, tanto Grid-Tie, quanto Off-Grid;
- Demanda investimento adicional para instalação do backup, seja da bateria ou gerador a diesel/gasolina.
3. Se houver falta de energia na rede elétrica pública, o que acontece com o sistema híbrido?
Quando acontece situações de manutenção ou queda de energia na rede da concessionária, o sistema fotovoltaico continuará funcionando. Neste caso, a propriedade e aparelhos elétricos serão alimentados pela energia que está armazenada no banco de baterias.
Atenção: em caso de utilização como Nobreak, a disponibilidade de energia fica limitada à potência de conversão do inversor: 5.000W em uso constante e 7.500W por até 1 segundo.
4. Este inversor desliga a noite?
Não. Diferente dos inversores tradicionais On-Grid que desligam a noite, o inversor híbrido continua ligado, seja para atuar como fonte de backup, seja para injetar a energia das baterias na rede pública.
5. Quantas placas preciso para um inversor?
Para o inversor híbrido de 5kW, pode ser instalado até 7.5kW (7500W) de paineis conectados no sistema. Por exemplo, considerando placas solares com potência de 550W, esse inversor seria capaz de receber até 13 módulos.
Garantia
O Inversor Livoltek tem 05 anos de garantia contra defeitos de fabricação.
Conte com o suporte técnico especializado da Minha Casa Solar para orientações de instalação e configuração.
Como acionar a garantia?
Se identificar algum vício no produto, após 7 (sete) dias corridos, a avaliação de garantia deve ser feita pela Livoltek.
O que invalida a garantia?
Utilização ou instalação incorreta;
Instalação com inversores de outras fabricantes;
Conexão direta dos paineis solares na bateria;
Profundidade de descarga diária superior a 80%;
Defeitos no sistema elétrico ao qual a bateria for inserida; como: sobrecarga;
Violação da caixa, tampa ou pólos danificados, aplicações não recomendadas e polaridade invertida na instalação ou na recarga e bateria descarregada;
Entre outras condições que invalidam a garantia.