Olá, Visitante!
Olá, Visitante!



Esta página foi elaborada com o objetivo de informar e esclarecer as dúvidas mais comuns sobre a a utilização da Energia Solar Fotovoltaica. Evitamos o rigor técnico nas respostas, procurando utilizar uma linguagem simples, para facilitar o entendimento de nossos Clientes. Recomendamos, entretanto que, os projetos e a instalação de Sistemas Solar fotovoltaicos sejam sempre elaborados por profissionais qualificados.

Caso ainda tenha dúvidas, consulte-nos por e-mail ou pelo nosso Teleatendimento.

Então, vamos a algumas dúvidas mais comuns:

     1 - Qual é a diferença entre um sistema Grid-tie e um sistema Off-grid?
     2 - Possuo 2 aparelhos de ar condicionado de 8000 BTU quantos painéis preciso utilizar ?
     3 - Meu sítio não possui energia elétrica. Posso utilizar energia solar para funcionar uma geladeira?
     4 - Gostaria de usar energia solar em minha casa. Quantos painéis devo adquirir ?
     5 - Posso ligar o painel solar diretamente na Bateria ?
     6 - Como é feita a ligação elétrica do painel solar ?
     7 - Qual a diferença de um painel monocristalino para um policristalino ?
     8 - Posso utilizar bateria automotiva em Sistema Fotovoltaicos ?
     9 - O que é uma Bateria Estacionária ?
     10 - Qual é a diferença entre uma Bateria Estacionária e uma Bateria Automotiva ?
     11 - Tenho um painel de 150 Watts qual Controlador de Carga devo utilizar?
     12 - Como posso saber qual Inversor de Tensão devo utilizar ?
     13 - Qual a diferença entre um Inversor Senoidal para um Inversor de Onda Modificada ?



Pergunta Qual é a diferença entre um sistema Grid-tie e um sistema Off-grid?

Um sistema grid-tie ou conectado à rede, é composto basicamente por um arranjo de painéis fotovoltaicos, normalmente instalados sobre telhados, dispositivos para proteção elétrica e um inversor que é conectado à rede da concessionária de energia elétrica.


Durante as horas de sol, a energia elétrica gerada pelos painéis, através do inversor, alimenta os aparelhos da casa. Caso o consumo de energia em um determinado momento seja maior que a quantidade produzida pelos painéis, o inversor “busca” a diferença necessária na rede elétrica. Se está ocorrendo o oposto, o inversor envia o excedente de energia para a rede que é “entregue” para a concessionária, gerando créditos que poderão ser abatidos da conta de energia dos meses subsequentes ou poderão ser utilizados em outra unidade consumidora do mesmo usuário, desde que esteja em área de atuação da mesma concessionaria. Este créditos tem validade de 36 meses.

Um sistema off-grid, também conhecido como sistema isolado, é composto basicamente por um arranjo de painéis fotovotaicos, um controlador de carga, um banco de baterias e um inversor de tensão. Durante as horas de sol, a energia elétrica produzida pelos painéis é armazenada nas baterias para ser utilizada normalmente à noite, alimentando aparelhos como lâmpadas, TV, geladeira etc..

Os sistemas off-grid são uma boa solução para regiões onde não há rede de energia elétrica disponível. Os sistemas off-grid não devem ser utilizados para alimentar aparelhos de alto consumo de energia elétrica como chuveiro elétrico, ar condicionado e outros, pois requer investimento muito alto inviabilizando sua utilização.

Para ver os Kits que temos disponíveis em nossa loja, clique abaixo:

                         


Pergunta Possuo 2 aparelhos de ar condicionado de 8000 BTU quantos painéis preciso utilizar ?

Resposta Em sistemas off-grid (isolados da rede elétrica),aparelhos de ar condicionado, chuveiro elétrico, ferro de passar roupas e outros aparelhos e equipamentos de uso comercial e industrial não devem ser alimentados por sistemas fotovoltaicos, já que os custos envolvidos e alguns aspectos técnicos tornam inviável esta utilização.


Já em um sistema grid-tie (conectado à rede elétrica), não há este tipo de restrição. O projeto de um sistema grid-tie considera o consumo mensal de energia elétrica do Cliente e é concebido para produzir energia suficiente que atenda este consumo, ou parte dele.



Pergunta Meu sítio não possui energia elétrica. Posso utilizar energia solar para funcionar uma geladeira?

Resposta Sim, é possível utilizar refrigeradores em regiões onde não há energia elétrica, utilizando um sistema off-grid (isolado da rede). Por exemplo, um refrigerador moderno de 1 porta, com capacidade de 240 litros e classificação A do INMETRO, consome em torno de 24KWh/mês, sendo portanto, possível ser alimentado por um Sistema off-grid. A Minha Casa Solar disponibiliza diversos modelos de Geradores Solar que podem alimentar um refrigerador com estas características, e se necessário outros aparelhos.

Para ver os Kits que temos disponíveis em nossa loja, clique abaixo:


Pergunta Gostaria de usar energia solar em minha casa. Quantos painéis devo adquirir ?

Resposta Em um sistema off-grid (isolado da rede), a escolha do painel fotovoltaico, potência e quantidade necessária, é feita a partir de um projeto ou dimensionamento, onde são levados em consideração diversos parâmetros como local da instalação, a potência de consumo da cargas, o tempo de utilização diária, a autonomia esperada para dias sem insolação etc. A Minha Casa Solar oferece um guia de dimensionamento rápido em 3 passos, onde o próprio cliente poderá escolher um Gerador Solar fotovoltaico mais adequado às suas necessidades.

Para acessar o guia de dimensionamento
clique aqui.




Pergunta Posso ligar o painel solar diretamente na Bateria ?

Resposta Nunca conecte um painel solar diretamente a baterias. A ligação direta poderá sobrecarregar a bateria podendo causar sua inutilização e até provocar explosões. É necessário sempre a utilização de um controlador de carga e descarga apropriado. Este dispositivo gerencia o processo de carga e de descarga da bateria. Caso tenha dúvidas quanto ao dimensionamento correto do controlador de carga entre em contato com nosso consultores técnicos.

Bitmap em banner_EPsolar_inst

Imagem: Modelos de Controlador de Carga fabricados pela EP Solar

Para ver nossa seção de Controladores de Carga,
clique aqui.



Pergunta Como é feita a ligação elétrica do painel solar ?

Resposta A ligação elétrica dos painéis deve ser feita de acordo com o projeto específico. Para pequenos sistemas pode-se utilizar como referência o diagrama de interligação fornecido pelo fabricante do Controlador de Cargaseguindo sempre suas recomendações técnicas em relação as proteções elétricas e de segurança.

 diag LSEU

Imagem: Diagrama de Interligação Controlador de Carga EP SOlar modelo LS1012EU – 10A / 12V

Para visitar a nossa seção de Painéis Solares,
clique aqui.

Pergunta Qual a diferença de um painel monocristalino para um policristalino ?

Resposta Atualmente há duas tecnologias que prevalecem na fabricação dos painéis fotovoltaicos; células policristalinas e monocristalinas. As células monocristalinas possuem um custo mais alto de fabricação e tipicamente sua eficiência é ligeiramente superior em relação as policristalinas, resultando em células menores e consequentemente módulos um pouco menores.


As células solares que são produzidas a partir da tecnologia policristalina, são ligeiramente menos eficientes, o que resulta em células e painéis ligeiramente maiores. Esta tecnologia, no entanto tem evoluido, e já é possível encontrar módulos policristalinos cuja eficiência chega a ser até maior que células monocristalinas de tamanho semelhante.

É muito importante, ter em mente que, por exemplo, um painel de 100 Watts irá produzir esta energia independentemente se sua tecnologia de construção é monocristalina ou policristalina.

Para visitar a nossa seção de Painéis Solares,
clique aqui.


Pergunta Posso utilizar bateria automotiva em Sistema Fotovoltaicos ?

Resposta As baterias automotivas foram projetadas para suprir uma alta quantidade de energia necessária durante a partida do veículo, sendo que esta energia gasta é rapidamente reposta pelo alternador do veículo e possuem um “ciclo raso”. Estas baterias no entanto, não podem sofrer descargas intensas e contínuas. Os sistema fotovoltaicos demandam repetidamente cargas e descargas profundas das baterias. Caso se utilize baterias automotivas sob estas condições de operação, elas serão rapidamente inutilizadas. Para utilização em sistemas fotovoltaicos, recomendamos a utilização de Baterias Estacionárias, que podem durar muitos anos, dependendo do projeto, instalação adequada, da profundidade de descarga, temperatura ambiente etc.

Para visitar a nossa seção de Baterias Estacionárias,
clique aqui.

Pergunta O que é uma Bateria Estacionária ?

Resposta As baterias estacionárias mais utilizadas são baterias do tipo chumbo-acido, fabricadas com placas mais espessas podendo ser regularmente carregadas e descarregadas entre 20% e 50% e até 80% de sua capacidade, dependendo de seu fabricante e de suas características. Há uma correlação direta entre a profundidade de descarga e o número de vezes que a bateria pode ser carregada e descarregada durante sua vida útil, ou seja, quanto menor for a descarga, maior será sua vida útil.

tab_bosch

Imagem: Tabela retirada do catálogo Bosch de baterias estacionárias

Para visitar a nossa seção de Baterias Estacionárias,
clique aqui.


Pergunta Qual é a diferença entre uma Bateria Estacionária e uma Bateria Automotiva ?

Resposta As baterias tipo estacionárias ou de ciclo profundo podem ser carregadas e descarregadas centenas de vezes durante sua vida útil, sendo portanto apropriadas para utilização em sistemas fotovoltaicos. Já as baterias utilizadas em automóveis possuem uma alta capacidade de corrente para permitir a partida do motor do veículo, entretanto, se forem carregadas e descarregadas continuamente, serão inutilizadas rapidamente.

Para visitar a nossa seção de Baterias Estacionárias,
clique aqui.


Pergunta Tenho um painel de 150 Watts qual Controlador de Carga devo utilizar?

Resposta Um painel solar fotovoltaico de 150W(p) produz aproximadamente 8,30A que é sua corrente da máxima potência (Im), sob condições de insolação ideais (Sol Pleno). Deve-se escolher um controlador de carga cuja corrente nominal de entrada e saída seja no mínimo 20% superior à corrente Isc, produzida pelo painel. Para o caso de um painel de 150W, pode-se utilizar um controlador de carga 10A ou maior.

Para ver nossa seção de Controladores de Carga,
clique aqui.

Pergunta Como posso saber qual Inversor de Tensão devo utilizar ?

Resposta Os três parâmetros básicos de um inversor são: potência nominal em Watts (W), tensão de entrada (Vcc) e tensão de saída (Vca). A potência nominal determina a sua capacidade máxima de alimentar aparelhos ou equipamentos por longos períodos, por exemplo um inversor de 1000W pode alimentar diversos aparelhos cuja soma das potências individuais de consumo não excedam 1000W. A tensão de entrada determina o valor de tensão que irá alimentar o inversor, tipicamente 12Vcc ou 24Vcc provenientes de uma bateria.Já a tensão de saída Vca deve ser compatível com a tensão dos aparelhos que ele irá alimentar comumente 127Vca ou 220Vca.

xm1800

Imagem: Inversor Xantrex XM 1800

Para ver nossa seção de Inversores de Tensão, 
clique aqui.

Pergunta Qual a diferença entre um Inversor Senoidal para um Inversor de Onda Modificada ?

Resposta Os inversores senoidais produzem uma forma de onda em sua saída semelhante à da energia fornecida pelas concessionárias de energia. Equipamentos sensíveis como instrumentos de laboratório, equipamentos de precisão entre outros, devem ser alimentados com inversores senoidais. Já os inversores com onda de saída modificada, custam menos, entretanto podem não ser apropriados para serem utilizados com alguns aparelhos. Este inversores podem causar interferência em televisores com tubo de imagem, alguns carregadores de baterias, podem também causar aquecimento em reatores de lâmpadas fluorescentes e motores elétricos.

Para ver nossa seção de Inversores de Tensão, 
clique aqui.



Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos!




Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS:

MINHA CASA SOLAR - L&F Comércio, Projetos e Consultoria LTDA. | CNPJ Matriz: 11.945.569/0001-46 | Inscrição Estadual: 001597030.00-55
Endereço
Vendas, Administrativo e Centro de Distribuição: Av. Wilson Tavares Ribeiro, 800 - Galpão 04, Bairro Chácaras Reunidas Sta. Terezinha, Contagem/MG | CEP 32183-680
Horário de funcionamento
Horário de atendimento: Segunda-feira a sexta-feira: 8h às 18h
Retirada de mercadorias: Segunda a sexta-feira: 8h às 17h